Ode à gelada

Da série “só mesmo em Nova York”: está em cartaz uma exposição sobre a história da cerveja na cidade. No final, dentro do museu mesmo, o visitante pode participar de uma degustação das bebidas que acabou de conhecer. O programão é no New York Historical Society, um museu fundado em 1804 que atualmente é um dos mais modernos – e divertidos – do pedaço. Se for, guarde um tempinho para o vídeo (incluído no ingresso) exibido em telões high tech e narrando uma breve história da melhor cidade do mundo.

A exibição fica até o dia 02 de setembro e traz desde informações sobre a colheita do lúpulo até as estratégias usadas pelos novaiorquinos para burlar a lei seca. Aliás, eu deveria ter feito um post sobre Prohibition, o ótimo documentário de Ken Burns sobre o período, que está disponível no Netflix. Enquanto isso, lá no fim do post tem um pedacinho do segundo espisódio.

Voltando ao museu, os curadores reuniram objetos usados na produção da bebida, jingles de algumas das primeiras marcas (em um deles, o locutor pergunta a Nat King Cole qual a marca que ele está bebendo) e até o vestido da dona de uma das cervejarias. Não é nada grandioso, mas é um belo programa para uma tarde quente de verão. E, claro, vale um brinde no final, para comemorar o privilégio de viver em uma cidade assim.

Leave a comment