Dizem que política é feito novela: mudam os atores, mas os personagens são sempre os mesmos. Tomás Eloy Martínez levou isso a sério. É impossível saber onde acaba a história e começa a ficção em “The Perón Novel”. Muitos dos comportamentos de Juan Perón podem ser identificados ainda hoje, em políticos da região.
No livro, Perón é o personagem principal, mas a história é contada pelos coadjuvantes. A partir deles se forma o Perón ser humano, cheio de fraquezas e inseguranças. Um jeito surpreendende de construir – e desconstruir – um dos maiores mitos da história argentina.
Pode não ser uma dica previsível. Não se trata de um romance comum. Mas para quem se interessa por história, é um prato cheio. Eloy Martínez aborda o momento em que o líder volta do exílio na Espanha. Já está em declínio físico e político. O livro ganha muito com isso. Consegue transformar fatos políticos em uma novela rocambolesca de primeira linha. Foi surpreendente descobrir no trabalho de um acadêmico tamanha maleabilidade.
Com o volume de leitura do mestrado, não tenho conseguido ler nada além do exigido pelos professores. Mas quando a bibliografia pede um livraço desses, entendo por que estudar é tão bom.
Clique aqui para ler a crítica do NY Times da época em que o livro foi publicado.