The Loving Story

O International Center of Photography tem feito algumas das melhores exposições da cidade nos últimos anos. Fui lá este fim de semana para ver “Weegee: murder is my business” e saí, mais uma vez, impactada. A curadoria é impecável provendo, além das fotos, claro, uma imagem surpreendente do homem por trás da câmera. Jornalistas com algum grau de convivência com repórteres investigativos vão reconhecer vários amigos ali.

Se for ver Weegee, não deixe de dar uma pulinho na diminuta, porém rica exposição “The Loving Story”. Ela conta a história de Richard e Mildred Loving, um casal interracial que vivia na Virgínia nos anos 50, quando uniões desse tipo eram proibidas por lei no estado. Isso mesmo. Outro dia. Os dois foram fotografados por Grey Villet para a revista Life e as fotos deram origem a essa exposição.

A HBO também acaba de lançar um documentário sobre a história do casal, que não participou diretamente da luta pelos direitos civis, mas acabou se tornando um símbolo dela. Os dois foram condenados a um ano de prisão pelo “crime” porque, segundo o entendimento do juíz, Deus havia feito as raças diferentes para que elas não se misturassem jamais. Parece surreal, mas esse pensamento permeava a lei de mais de 15 estados americanos até os anos 60. De tempos em tempos, é bom refrescar a memória, ver quanto já caminhamos e quanto ainda precisamos caminhar.

A exposição de Weegee vai até setembro, mas a do casal Loving fica só até 6 de maio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s