Trayvon Martin e o radicalismo

A morte de Trayvon Martin trouxe uma série de questionamentos e tornou claras as contradições deste país. Os americanos têm um presidente negro (“Trayvon poderia ser meu filho”, disse Obama), mas ainda digladiam com um racismo tão instrínseco que há quem alegue se sentir ameaçado por alguém desarmado, com uma garrafa de chá gelado e um pacotinho de skittles na mão, somente porque esse alguém tem a pele escura. E policiais aceitam a desculpa, mesmo que seja completamente inverossímel uma pessoa que teme pela própria vida perseguir o seu possível algoz.

Por trás de tudo isso está uma lei esquisita, a Stand Your Ground law, que permite que você atire em alguém quando se sentir ameaçado e fique imune à prisão. Algo como uma legítima defesa que de legítima não tem nada. Na coluna de hoje de Paul Krugman, no New York Times, ele sugere que quem está por trás disso é uma organização de extrema direita chamada American Legislative Exchange Council. A ALEC é discreta, mas extremamente influente. Teria escrito e conseguido a aprovação de mais de 50 projetos de lei na Virgínia. Muitos que promovem a exclusão étnica e racial, ameaçam o meio ambiente e privatizam instituições fundamentais para a sociedade, como colégios públicos bem sucedidos.

O grupo se mune do mesmo discurso de sempre: quanto menor o Estado, melhor e quanto mais livre o mercado, melhor. É bom ficar de olho. Nem todas as instituições radicais americanas gostam tanto de holofotes como a National Rifle Association. Muitas agem quietinhas, investindo em lobby, e chegam bem mais longe.

2 thoughts on “Trayvon Martin e o radicalismo

  1. Infelizmente todos nos somos racistas, de uma forma ou outra sempre praticamos a exclusao de tudo e todos diferentes a nos mesmos!!!
    Porem, devemos lutar contra este sentimento horrivel que faz parte da caracteristica humana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s