Jane’s Walk

    

Jane Jacobs é vista por muita gente como a mulher que salvou Nova York. Na década de 60, quando Robert Moses tentava contruir vias expressas cruzando Manhattan, ela colheu assinaturas, mobilizou a vizinhança, e conseguiu impedir o projeto. Moses já havia construído a Cross-Bronx expressway, mas a Lower Manhattan expressway nunca saiu do papel graças à força de Jacobs. Ela é autora do livro The Death and Life of Great American Cities, considerado até hoje um clássico do urbanismo.

Uma vez por ano, na época do aniversário de Jacobs, o Municipal Art Society of New York promove dezenas de caminhadas pela cidade, as Jane’s Walk. Ontem fui a uma em Brooklyn Heights e outra no Greenwich Village. Às vezes os guias são sensacionais, às vezes é apenas uma pessoa apaixonada pela própria vizinhança, que nos leva para um passeio. Ainda assim, vale a pena.

As caminhadas são sempre gratuitas e ainda dá tempo de aproveitar. Mais que isso, se você quiser ser um voluntário, um guia para um dos passeios, pode criar um roteiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s