Cristóvão Colombo ganha apartamento em NY

Era impossível saber como Cristóvão Colombo via Nova York do alto de seus 23 metros, em pleno Columbus Circle. Os prédios do entorno, como o Time Warner Center e o Museu do Design, davam pistas, mas havia um ângulo restrito ao olhar do descobridor das Américas. Havia. Agora os visitantes de “Discovering Columbus”, a nova instalação do japonês Tatzu Nishi, já podem bradar: “Terra à vista”.

As descobertas não param por aí. Apesar de ter sido inaugurada em 1892, a obra do italiano Gaetano Russo exibia-se longe demais dos olhos dos nova-iorquinos. Agora pode ser vista em detalhes. Ela fica no centro de uma sala, construída pelo artista plástico e acessada por cinco lances de escada de metal. Tem televisão, estante de livros, quadros, papel de parede rosa com imagens da cidade e vista panorâmica para o Central Park. A construção é um convite a questionamentos sobre a diferenciação entre público e privado no mundo da arte. A enorme estátua muda quando vista dentro daquele espaço reduzido e fechado.

A instalação fica aberta ao público até 18 de novembro. A visitação é gratuita, mas requer um ingresso. Para fazer a reserva basta entrar no site do Public Art Fund.

Clique aqui para ler outras notícias do Ela Digital.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s