Os 10 anos do Museu Louis Armstrong

armstrong

O Louis Armstrong House Museum (34-56 107th Street, Corona, Queens) promove hoje um festa para comemorar os seus 10 anos de existência. Os ingressos, que custam entre 30 e 100 dólares, dão direito à entrada no show dos The Hot Sardines e a pratos da cozinha creole criados a partir de receitas de Armstrong. A cerveja e o vinho estão incluídos.

O museu abriga a casa onde Pops morou com a esposa Lucille entre 1943 e 1971. Todos os móveis e a decoração foram preservados. Gravações de momentos informais da vida caseira do trompetista ecoam pelos cômodos. A visita ao quarto do segundo andar reserva muita emoção pois foi ali que o jazzista morreu dormindo em 6 de julho de 1971. Louis Armstrong House Museum funciona de terça a domingo e oferece uma visita guiada de 40 minutos a cada um hora e por 10 dólares.

Publicado, também, no meu blog no Ela Digital. Clique para ver!

 

A cidade e seus moradores

Desde 2010, o fotógrafo Brandon Stanton caminha pelas ruas de Nova York à procura de pessoas comuns. Ao contrário de Bill Cunningham e do Sartorialista, ele não mira sua lente nos fashionistas. Quer, simplesmete, moradores. A ideia é fazer um censo fotográfico da cidade.

O resultado da empreitada é o blog “Humans of New York“, que tem mais de 1 milhão de fieis seguidores. Hoje chega às lojas a versão em livro do projeto de Stanton. 

“Humans of New York” alcançou ao topo da lista dos mais vendidos na Amazon durante o período de pré-vendas. Ele inclui 400 fotos, algumas inéditas. A belíssima edição é colorida, chique e vibrante. Como Nova York.

Image

 

Image

 

Image

 

Publicado, também, no meu blog no Ela Digital. Clique para ver!

Globo Notícia Américas de 12/05/2013

ImageNo ‘Globo Notícia Américas’ do próximo domingo, dia 12, vamos trazer uma entrevista com Ety Carneiro e José Álvaro da Silva Carneiro, os diretores do centro de pesquisa do hospital pediátrico Pequeno Príncipe, de Curitiba. Nesta semana, brasileiros se reuniram em Nova York para um evento em prol da instituição que é pioneira no atendimento humanizado de crianças e adolescentes no Brasil. Durante a conversa, Ety e Sergio falam sobre o trabalho do hospital e também sobre o convite que receberam para apresentar a exposição “Fazendo Arte no Hospital Pequeno Príncipe”, na sede da ONU- Organização das Nações Unidas, em Nova York.
 
Também nesta semana, a história das três americanas que foram libertadas em Cleveland depois de dez anos em cativeiro chocou o país e o mundo. O ‘Globo Notícia Américas’ traz uma reportagem que mostra que a cada três dias uma pessoa desaparece vítima de seqüestro nos Estados Unidos.   E ainda, um surto da bactéria e-coli preocupa moradores do estado do Texas. A jornalista traz dicas sobre os sintomas causados pela bactéria e como se proteger do risco de contaminação.

Para ver a chamada do programa, clique aqui ou na foto acima.

Museu de graça. Pode?

metropolitanNem todo mundo sabe, mas vários museus de Nova York oferecem a chamada “suggested donation” ou “pay-what-you-wish”. Isso significa que, em vez do preço do ingresso exibido na entrada da instituição, o visitante pode pagar quanto quiser. Vinte dólares… Dez… Alguns centavos…

É o caso do Museu de História Natural e do Metropolitan Museum of Art. O último está sendo processado, acusado de não deixar tal política clara o suficiente.

O diretor do Met publicou uma mensagem no site da instituição dizendo que a regra existe há mais de 40 anos e é, sim, conhecida do público. Ele afirmou que é claro que deseja que os visitantes paguem o máximo possível, já que o museu se sustenta com doações. Mas lembrou que todos são igualmente bem-vindos, não importa quanto desembolsem pelo ingresso.

Post publicado originalmente no Ela Digital. Clique aqui para ver mais notícias de Nova York.

GNA traz detalhes do Violence Against Women Act

gnotNo “Globo Notícia Américas”, a apresentadora Mila Burns mostra reportagem que analisa o futuro político da Venezuela após a morte de Hugo Chavez. O vice-presidente Nicolás Maduro assume temporariamente o cargo, mas a constituição venezuelana exige uma nova eleição.

E com o dia internacional da mulher, celebrado no último dia 8, Mila apresenta as mudanças nas leis de combate a violência contra a mulher que foram aprovadas nos Estados Unidos e na Bolívia. A jornalista entrevista Débora Beldowicz, coordenadora do GAEP (Grupo de Apoio Educacional e Psicológico), que ajuda vítimas de violência doméstica, revela porque a incidência desses casos é ainda maior entre mulheres imigrantes.

Você também acompanha a história de um policial da Carolina do Norte que, preocupado com a segurança dos alunos de uma escola, transferiu sua mesa de trabalho do escritório do departamento de polícia para o corredor do colégio. A iniciativa foi bem recebida tanto pelos pais dos alunos, como pela administração da instituição.

O “Globo Notícia Américas” vai ao ar do domingo, dia 10, às 19h30 (horário de Nova York)

Globo Notícia Américas em ritmo de carnaval

gnotO “Globo Notícia Américas” deste domingo, 10 de fevereiro, traz uma entrevista com o grupo Turma do Samba. Eles contam como comemorar o Carnaval longe do Brasil e ainda dão uma canja!

Confira ainda como foi o debate sobre reforma imigratória no Congresso Americano. O programa também mostra uma iniciativa dos médicos para incentivar as crianças a se vacinarem contra a gripe nos Estados Unidos: um jogo de videogame. E saiba que o correio do país não mais entregará cartas aos sábados para economizar.

O “Globo Notícia Américas” vai ao ar às 14h50 (horário de Nova York), mais cedo que o normal, por conta da exibição dos desfiles das escolas de samba. Para ver a chamada clique na foto acima ou aqui.

IMG_7701

O mês da cultura negra no Apollo

apolloBerço da música negra, no coração do Harlem, o Apollo Theater (253 W 125th Street) celebra o Black History Month até o fim deste mês. Para isso, está programada uma série de eventos. A festa começa hoje, às 22h00, com o show de Rebecca Naomi Jones no Apollo Music Café. Ela preparou um repertório com os sucessos de seu pai, Eddie Jones, do The Cadillacs.

Nos dias 09 e 10, o Apollo abre as portas para os vistantes. É o Open House Weekend, quando se pode ver de perto – e de graça – o palco onde Michael Jackson, Ella Fitzgerald e James Brown estouraram.

Para completar, há a estreia de uma nova produção, “Apollo Club Harlem”. O espetáculo acontece nos dias 18, 22 e 23, sempre às 20h30. Trata-se de um retorno aos anos 1930 e 40, com números de dança e música. Em vez das poltronas fixas tradicionais, a plateia será ocupada por mesas e cadeiras, para que o público embarque no espírito dos clubes noturnos da época.

Clique aqui para ler outras notícias do Ela Digital.

Fotos de Allen Ginsberg em exposição

ginsberg

Por trás dos óculos fundo de garrafa estava um fotógrafo de mão cheia. Allen Ginsberg registrou, intimamente, momentos e personagens marcantes da Geração Beat. William Burroughs, Neal Cassidy e Jack Kerouac estão entre os que sucumbiram à sensibilidade das lentes do poeta de “Uivo”.

O hobby se tornou quase uma obsessão no início da década de 1950. Ginsberg revelava as fotos em uma farmácia perto de sua casa, no Lower East Side. Enviou algumas aos amigos, mas acabou deixando a maioria desbotando no fundo de uma gaveta.

Os retratos estão em uma deslumbrante exposição no Grey Art Gallery (100 Washington Square East, Manhattan), parte do complexo da New York University. “Beat Memories: The Photographs of Allen Ginsberg” fica em cartaz até 6 de abril.

Clique aqui para ler outras notícias do Ela Digital.

burroughskerouac

GNA: A segunda posse de Barack Obama

GNAO último mês do primeiro mandato de Barack Obama foi cheio de pistas do que devem ser os próximos quatro anos. As nomeações de Chuck Hagel e Jack Lew, as propostas de controle do uso de armas, o acordo para evitar o abismo fiscal e até as bíblias escolhidas para a cerimônia de posse são alguns indicativos. Obama usará duas: uma pertenceu a Abraham Lincoln, outra a Martin Luther King.

Tudo isso aponta para um Obama menos conciliador, mais tenaz e dedicado à sua base de eleitores. Afro-americanos, imigrantes e minorias em geral podem finalmente entrar na pauta das reivindicações do presidente. E a reforma imigatória, depois de confirmado o poder latino nas urnas, agora tem mais chances de sair do papel.

No dia da posse oficial, véspera da festa popular, o Globo Notícia Américas traz uma análise do que devem ser os próximos quatro anos. Eu conversei com o jornalista Caio Blinder, que sabe de tudo e de um pouco mais. Já fazia tempo que eu queria roubar o colega de bancada do Lucas Mendes do Manhattan Connection e trazê-lo ao nosso programa. Prometo que esta será a primeira de muitas visitas.

Além disso, também vamos falar da greve de ônibus escolares em Nova York, da mordida no contra-cheque de quem trabalha nos Estados Unidos, e das soluções da Cidade do México para o combate à poluição.

Na edição do próximo domingo, Rodrigo Bocardi explica a mudança na posição do senador Marco Rubio (R-FL) e de outros republicanos em relação à reforma imigratória. Júlio Mosquéra traz os detalhes de uma pesquisa surpreendente: quanto mais dinheiro os pais dão para os filhos pagarem a faculdade, menores as notas.

Ficou curioso? O Globo Notícia Américas vai ao ar no domingo, na Tv Globo Internacional. Para ver a chamada clique aqui ou na foto lá no alto…

 

Globo Rural – Retrospectiva 2012

globoruralNo último Globo Rural de 2012, foi uma ar uma reportagem feita por mim e pelo repórter cinematográfico Francisco Quiteiro Pires sobre a seca nos Estados Unidos. Relembramos viagens por fazendas de soja e milho, onde os produtores, ao mesmo tempo, se entristeceram com as perdas na lavoura e celebraram os altos preços. Também visitamos a bolsa de valores de Chicago, onde conhecemos um brasileiro, analista de mercado. Segundo Pedro Djeneka,  bola da vez em 2013 é o Brasil.

Para ver a reportagem clique aqui ou na foto acima.