José, para onde?

Não é nenhuma história que eu não tenha ouvido. Na verdade, já ouvi centenas parecidas. Sem exagero. Desde que cheguei a Nova York meu trabalho de jornalista se aliou ao de antropóloga na tentativa de entender melhor, ver de perto, a realidade dos imigrantes brasileiros. Os indocumentados sempre chamam a atenção. Primeiro, porque são a maioria. Os cálculos não são oficiais, mas a gente sempre ouve falar que em torno de 80% dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos atualmente estão sem visto. Sempre achei que essas pessoas eram extremamente corajosas. Hoje, acho que não mais que isso. São heróis da resistência.

Como seria passar cada diazinho da sua vida pensando que alguém pode te tirar de casa? Te separar da sua família? Ou simplesmente sendo uma pessoa correta e tento que conviver com a sensação terrível de que se está fazendo algo errado? O texto de José Antonio Vargas, jornalista filipino que ganhou um prêmio Pulitzer, na revista do New York Times deste fim de semana é, ainda que familiar, emocionante. Como imaginar que alguém que conquistou tanto possa ser obrigada a viver cada dia como se criminoso fosse?

O relato de Vargas é brutal. Não são as grandes coisas, mas as pequenas privações de cada dia que o fazem mais real e próximo de cada um de nós. Imagine ganhar uma viagem com tudo para para a Suíça e dizer não? Imagina mentir para todos os colegas de trabalho, com medo de ser demitido? Agora, imagine jamais ter um relacionamento mais sério para evitar ter de contar ao outro seus segredos? É assim que milhões de pessoas de carne, osso e alma, como eu você, vivem todos os dias. José Antonio Vargas resolveu falar. Talvez por causa dele o debate sobre o DREAM Act, e tantos outros projetos de lei, volte ao centro do picadeiro.  Tomara.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s