O imperador e seu império

Eu ouvi falar em Ai Weiwei bem vagamente alguns anos atrás, na época da construção do estádio ninho do pássaro. Mas foi tão rapidamente que serviu apenas para que o nome me fosse familiar muitos anos depois (confesso que se me dissessem que se tratava de um imperador da dinastia Ming, eu acreditaria). Foi só mesmo há pouco mais de três meses, quando Weiwei foi preso pela polícia chinesa, que seu nome me voltou à mente. Mas como Nova York é bem mais antenada que eu, já estava prevista para estrear, bem antes da prisão, uma exposição a céu aberto na Pulitzer Fountain, a praça do Hotel Plaza, na esquina sudeste do Central Park.

A obra traz cabeças em bronze, representando cada signo do zodíaco chinês. Era um projeto antigo de Weiwei, a que a cidade mais incrível do mundo deu forma. Mas ele não pôde estrear a obra, como combinado, por causa da prisão. Em vez de se melindrar, a Big Apple convocou os moradores para conhecerem um pouco melhor o artista, nos presenteando com outra exposição dele, desta vez no Asia Society. Nada do país natal. São mais de duzentas fotos mostrando a relação dele com Nova York, cidade em que viveu por mais de dez anos.

O interessante é que, além de conhecer o olhar de Weiwei, é possível descobrir, por suas lentes, uma Nova York que não pudemos ver, mas que foi decisiva para a que conhecemos hoje. Ele viveu aqui entre meados dos anos 80 e o início dos anos 90. Testemunhou a cidade como casa de milhares de moradores de rua e, posteriormente, palco de protestos contra a “faxina” que urbanistas tentaram – e conseguiram – promover. Como nos relatou uma senhora novaiorquina, que viu a exibição conosco, muito da história de cidade se foi neste período. Pessoas que eram lendárias nas ruas do East Village simplesmente desapareceram.  E pudemos recuperar parte dessa Nova York graças à exposição. Allen Ginsberg aparece em vários retratos. Weiwei em tantos outros. E Nova York, em todos eles.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s