De Cao a Tom

Este cara aí no foto do lado, na pontinha, de camisa branca, abraçando alguém e rodeado por tantos alguéns, foi ovacionado hoje no Lincoln Center. Já vi muita gente ali naquele palco. Mas poucas pessoas foram tão aplaudidas quanto Tom Zé. O público todo, de pé, pediu bis. E depois do bis, se levantou mais uma vez.

Tom Zé improvisou. Fez música com a lista telefônica de Nova York (call 911 era um dos versos) e com a frase mais famosa da cidade, “Stand clear of the closing doors, please“. Cantou clássicos, como Todos os Olhos, e canções dos discos mais recentes, pós David Byrne. Foi genial.

Ontem fui ao Moma assistir ao último filme de Cao Guimarães, Ex Isto. É uma obra baseada no livro mais louco da literatura brasileira, Catatau, de Paulo Leminski. O filme não poderia ser diferente. Não tem diálogos. Tem apenas um personagem: René Descartes. É um devaneio sobre o que teria pensado o filósofo do cartesianismo se desembarcasse no Brasil. Mas não é um filme chato, ou difícil. Pelo contrário. É uma viagem deliciosa pelo caos brasileiro.

Nas duas situações vi salas cheias de americanos, ansiosos para aplaudir inventores brasileiros. Artistas autorais, com obras que bebem na nossa cultura. Ambas, como boa poesia que são, difíceis de traduzir. Ainda assim, dava para sentir a comunicação intensa entre público e artista.

Fiquei com pena de ter que estar longe de casa para ver cenas tão bonitas. Abaixo, a música Augusta, Angélica e Consolação. Certamente os americanos perderam por não saberem que se tratam de nomes de ruas de São Paulo, não apenas de mulheres. Mas quem estava lá hoje, vendo Tom Zé, certamente ganhou muito mais.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s