Lygia Clark tá na moda!

O reencontro do público com alguns dos grandes nomes das artes plásticas brasileiras já estava dando pinta há algum tempo. Esbarrei em Lygia Clark e Hélio Oiticica em Londres e Buffalo, vi uma belíssima exposição das gravuras de Mira Schendel em São Paulo e ouvi falar de uma mostra na Gagosian de Paris que juntou a turma toda, inclusive Lygia Pape e Amilcar de Castro. Francisco Quinteiro Pires abordou o assunto em uma matéria bem mais completa que o meu post, para a Brasileiros.

Em Nova York, a galeria Dickinson, no Upper East, abriu dia 1 de novembro uma exposição bacanérrima juntando obras dessas feras. Chama-se “Playing With Form: Neoconcrete Art From Brazil”. Não tem mais desculpa para não se aprofundar. Está muito mais fácil encontrar o trabalho deles mundo afora.

Meu primeiro contato foi há uns dez anos, quando vi uma individual da Lygia Clark no Museu do Paço, no Rio de Janeiro. Eu era estudante de jornalismo e gostava de artes plásticas de orelhada, sem saber exatamente por que eu gostava. E o poder de amar apenas com o coração é uma coisa poderosa, que nos leva a desenvolver um sentimento muito honesto por determinadas obras. Foi assim com Lygia Clark. Tanto que já faz uns dez anos e eu nunca esqueci os Bichos, os traços que vi naquela exposição. Lembro até em que parte da sala eles estavam. Fui atrás de outras oportunidades mas, naquela época, o Brasil não dava muito valor aos seus prodígios (será que isso mudou?). O fato é que morando em Nova York tive chance de conhecer gênios brasileiros que até então se mostravam discretamente. Uma grande sorte, que agora deve estar em uma galeria bem perto de você.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s