Davi X Golias

No início de dezembro, o The New York Times publicou uma série de três reportagens sobre a morte do jogador de hockey dos Rangers, Derek Boogaard, aos 27 anos. “A Boy Learns to Brawl“, “Blood on the Ice” e “A Brain ‘Going Bad’” são o resultado de seis meses de trabalho do jornalista John Branch. Ele mostra a trajetória do jogador, de menino apaixonado por esporte, a vítima fatal de C.T.E (encefalopatia traumática crônica).

Boogaard não é o primeiro e, infelizmente, não será o último atleta e morrer em consequência de seguidas pancadas na cabeça. O caso dele, no entanto, me impressionou mais porque eu desconhecia as regras do hockey. Assisti a alguns vídeos dele parando o jogo, lançando as luvas ao chão, e dando início a uma selvagem luta de box, sob olhares atentos dos juízes e insanos da torcida. Tudo é parte do jogo, da tradição. E o povo adora. O filme Slap Shot (intantâneo no Netflix até o dia 26 deste mês), considerado um clássico pelos americanos, mostra com primor essa loucura.

No início do ano, eu e o cinegrafista Francisco Quinteiro Pires fomos até Boston conhecer a universidade onde os pesquisadores estudam a C.T.E. Os pedidos por mudanças nas regras dos esportes (hockey, futebol americano e até basquete anunciaram novidades, desde então) vinham de médicos, não de atletas. Pessoas acostumadas a olhar cérebros encolhidos, danificados por anos de dedicação à vitória. Acostumadas a ver casos de depressão, demência, suicídio. Nossa reportagem foi ao ar no Esporte Espetacular e fico impressionada ao saber que, tantos meses depois, apenas poucas alterações aconteceram. Talvez um passo importante para mudanças efetivas seja nós, fãs de esporte, nos informarmos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s