Keith Haring @ Brooklyn Museum

Vai até o dia 08 de julho, no Brooklyn Museum, a exposição Keith Haring: 1978-1982, que atravessa a fase mais produtiva do artista. Ela inclui  paineis gigantescos e pequenas gravuras que deram fama ao “artista de rua” mais célebre de Nova York. Mas preste atenção: a exposição tem várias pérolas escondidas que, na pressa, podem ficar para trás.

Primeiro, os vídeos (abaixo, 26 segundos de um desses vídeos, filmadopor algum visitante). O trabalho de Haring muda consideravelmente depois que ele descobre o recurso da imagem em movimento, tão ligada ao que ele buscava em sua obra (já reparou na tinta escorrendo em vários quadros?). Em televisões espalhadas pela galeria, a gente vê o processo criativo do artista, meio irresponsável, solitário, apressado. E justamente por isso, tão original.

Segundo, a última parte da exposição, aquela a que a gente já chega cansado, com os pés doendo, é uma das mais reveladoras. Traz o Haring artista de rua, grafiteiro, que fazia das estações de metrô seu ateliê. Ele acreditava que a arte deveria ser para todos e o movimento do grafite, que ganhara força na cidade mais uma menos uma década antes, influenciou de maneira decisiva o Haring de meados dos anos 80. Não sei como os americanos conseguem essas coisas, mas vários murais de propaganda de metrô que ele rabiscava com giz estão reunidos.

Por fim, mas não menos importante, tire um tempinho para passear pelo Brooklyn Museum. O espaço foi reformado recentemente e está ainda melhor. No próprio piso da exposição, mas no outro extremo, há uma área interessantíssima, em que você passeia pelo acervo, vendo de perto o que não está “oficialmente” em exposição. No primeiro piso, a parte de África segue poderosa, mas repaginada e cheia de novidades. Programão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s