Cidadão de onde?

Um dos artigos mais polêmicos que já li sobre a questão do imigrante (não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo) foi publicado na última sexta no The New York Times. Jacqueline Stevens, professora de ciência política na Northwestern University propõe não apenas a abolição da exigência do local de nascimento, mas a abertura irrestrita das fronteiras entre países. Para ela, o que faz o cidadão é a política do país, não o lugar de onde ele vem.

O argumento é questionado tanto pela direita, por motivos óbvios, quanto por esquerdistas que acreditam que uma medida do tipo causaria uma redução global de salários, além do esgotamento dos postos de trabalho em países mais ricos. Citando, inclusive, o brasileiro Eduardo Saverin, do Facebook, que recentemente renunciou à cidadania americana, Stevens é categórica: “precisamos de governos, não de Estados”.

É difícil chegar a uma conclusão apenas com a leitura do artigo (talvez o livro de Stevens, “States Without Nations: Citizenship for Mortals” seja um bom começo), mas é sempre bom ver opiniões instigantes sobre o assunto. Qual é a sua?

Clique aqui para ler o artigo no site do NYT.

One thought on “Cidadão de onde?

  1. Realmente é difícil dizer quem é de onde num mundo globalizado como o de hoje, Mila. Penso que as fronteiras sejam mais políticas, sobretudo políticla mobilidade da contemporaneidade.
    Não há razões para fronteiras culturais, sociais. A razão é puramente política, pois nem fronteiras econômicas existem mais – um bom exemplo é toda essa crise econômica se arrastando por 5 anos em loops.
    Como nos EUA não existe esquerda, mas direita e extrema direita, provavelmente está discussão não vai dar em nada! Entretanto, é um ponto que exige nossa reflexão para a construção do mundo de amanhã.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s