Museum of the City of New York

Existem muitas razões para visitar o Museum of the City of New York. Primeiro, ele é um dos poucos que abrem sete dias por semana, de 10am às 6pm. Segundo, ele fica na Museum Mile, então quando estiver de passagem por outro museu, é fácil dar um pulinho lá. Terceiro, a lojinha tem ótimas ideias de presentes para apaixonados por essa cidade.

Agora, a razão mais importante: as exposições. Tem aquelas que relatam a história de Nova York, como “The greatest Grid” (até 15 de julho), sobre o sistema de grid das ruas da cidade, ou “Activist New York”, que mostra vários momentos de mobilização social na capital do mundo. Ou até a divertida exposição sobre o Apollo Theater, que vi no ano passado.

O lugar também reúne temporárias de artistas plásticos surpreendentes. Neste momento, dois estão em cartaz. Stone Roberts traz suas pinturas hiperrealistas de paisagens que a gente vê todo o dia, nessas ruas quentes e coloridas. O homem sentado na escada, a feira-livre, os apressados da Grand Central (na foto ao lado). Estão todos lá. Mas quem me encheu os olhos e roubou boa parte da minha tarde no museu foi Neil Goldberg, com sua “Stories the City Tells Itself” (foto lá do alto). O cara é um gênio obsessivo, que se encanta pelas repetições de cenas urbanas. O comerciante abrindo a loja, o bufê de saladas, o metrô que você perdeu por alguns segundos. Momentos de dor e rotina são repetidos à exaustão, como em uma tentativa de lembrar que, mesmo entre 8 milhões de pessoas, uma essência comum permanece. Corra, porque a exposição só fica até dia 19 de junho!

One thought on “Museum of the City of New York

  1. Visitei o museu em um Museum Mile Festival (tá na época, não?) e foi bem bacana. Por mim ele teria o dobro do tamanho que ainda assim seria pequeno…ahaha… Mas tem um conjunto de museus SOBRE Nova York que são de babar, né? O MCNY, o Tenement Museum, o New-York Historical Society (parece que o hífen fazia parte de uma versão anterior do nome da cidade), o Transit Museum, o museu em Ellis Island e a Merchant’s House… beijo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s