Tango no Parque

Leia o meu texto publicado hoje, no blog do Ela Digital, do jornal O Globo:

Os concertos gratuitos no Central Park são uma tradição do verão nova-iorquino. Há 107 anos a Naumburg Bandshell, uma concha acústica no coração do parque, recebe grandes nomes da música clássica – e um público fiel. É só chegar, ocupar um dos mil assentos disponíveis (ou levar de casa a sua cadeirinha) e aproveitar. Há quem prefira ficar de pé e dançar, como deve acontecer no espetáculo de hoje, às 19h30.

A homenagem aos 25 anos do concerto que Astor Piazzolla fez neste mesmo espaço promete reunir uma multidão de apaixonados por tango. Foi em Nova York que o compositor argentino desenvolveu o seu amor pela música. Piazzolla mudou-se com os pais para o Greenwhich Village, em Manhattan, quando tinha apenas quatro anos. Aqui o pai dele comprou, em uma loja de penhoras, o que seria o primeiro bandoneón do menino. Em 1932, morando na Little Italy, Piazzolla compôs o seu primeiro tango, La Catinga. Dois anos depois, conheceu Carlos Gardel, que o convidou para fazer uma turnê pelo continente americano. O pai de Piazzolla proibiu o menino de ir, salvando-o do pior: enquanto viajava para um dos shows, Gardel morreu em um acidente de avião.

O pianista Pablo Ziegler comanda a homenagem desta noite que terá, ainda, Lara St. John no violino, Héctor Del Curto no bandoneón, Claudio Ragazzi na guitarra e Andrew Roitstein no baixo acústico. No programa, clássicos do compositor argentino como Adios Nonino e Fuga y Misterio.

Clique aqui para ler outras notícias do Ela Digital.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s