Marcus Samuelsson: o queridinho de Obama

Já falei dele aqui no blog outras vezes. Hoje, publiquei um texto novo no blog do Ela Digital, do jornal O Globo:

Etíope, sueco, americano ou simplesmente “o cara”. Marcus Samuelsson não é apenas um dos “grandes chefs dos Estados Unidos”, como declarou o Culinary Institute of America. É a celebridade televisiva que derrotou 21 chefs na segunda temporada do programa Top Chef Masters; é o bem-sucedido homem de negócios, dono de sete restaurantes, de uma linha de chás e do site foodrepublic.com; é o autor de uma recém-lançada autobiografia. Como parte da turnê de divulgação, hoje Samuelsson participa de um evento às 18:30 no Tenement Museum, no Lower East Side (103 Orchard Street).

Não bastasse tudo isso, Samuelsson ainda é o queridinho do presidente norte-americano. Foi ele quem assinou o cardápio do primeiro jantar promovido por Barack Obama como chefe da nação. E foi no Red Rooster, o cobiçado restaurante do chef no Harlem, que Obama promoveu o primeiro evento da campanha pela reeleição. O menu com entrada, prato principal e sobremesa custava módicos US$40 mil.

No livro “Yes, chef”, Samuelsson mostra que sua história é ainda mais peculiar do que aparenta. Ele nasceu na Etiópia e, aos três anos, perdeu a mãe, vítima de tuberculose. Ele e a irmã foram adotados por um casal de suecos. Ainda menino, descobriu com a avó a paixão pela cozinha. Nunca mais saiu de lá. Depois de estudar na Suécia, Suíça e Áustria, ele se mudou para Nova York. Aos 24 anos, assumiu a cozinha do prestigioso Aquavit e se tornou o chef mais jovem da história a receber três estrelas do The New York Times.

Mas o que conquistou Barack Obama não foi nada disso. A grande paixão do presidente custa apenas $6. O “corn bread” do Red Rooster é o favorito do democrata. Servido no almoço e jantar desde que o restaurante foi fundado, ele ganhou uma nova companhia no cardápio. O “Yes, chef Prixe Fix Menu” custa U$45 e inclui salada de melancia com queijo de cabra, cordeiro com batatas, doughnuts de batata doce e um exemplar assinado do livro.

Clique aqui para ler outras notícias do Ela Digital.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s