O primeiro furto a gente nunca esquece

Ontem à noite fomos jantar com um amigo querido. Voltando para casa, na esquina na 110th com a 8th Ave, em frente a uma lanchonete Subway, uma estação de metrô e um posto de gasolina, vi um roubo em Nova York. Já passava da 10 da noite, mas o lugar estava movimentado e várias pessoas viram a cena.

Quando cheguei, achei que o garoto, com um alicate maior que a roda da bicicleta, estivesse quebrando o próprio cadeado para levar a própria bicicleta. Foi super rápido, mas imaginei que ele tivesse saído à pressas, perdido a chave, sei lá. Até eu perceber que o amigo que o acompanhava olhava para os lados, em alerta. Peguei o telefone para chamar a polícia, ainda incerta sobre a propriedade da magrela. Em menos de dez segundos, o grupo arrancou dali, cada um na sua bicicleta, em direção ao oeste, pela mesma 110th.

Fiquei paralisada. Não consegui ligar para a polícia, chamar ajuda, fazer escândalo. Ficamos todos parados, sem entender direito o que havia acontecido. É claro que já havia visto outros crimes na minha vida. Eu mesma fui assaltada seis vezes. Mas nunca tinha testemunhado isso aqui em Nova York.

Sei que esse tipo de roubo é comum na cidade. Já foi até tema de ensaio no Sartorialist. Nova York é a campeã nacional no delito. Nos Estados Unidos, mais de 300 mil são furtadas todo ano, segundo o FBI. Reconheço que, de certa forma, tenho que seguir feliz por viver num lugar tão seguro, em que é muito, muito raro, haver um assalto à mão armada. Mas esse tipo de cena sempre é impactante. Depois, tudo parecia sombrio, perigoso, todo mundo na rua era suspeito. Fui dormir sem saber se poderia ter feito algo mais para salvar a bicicleta.

6 thoughts on “O primeiro furto a gente nunca esquece

  1. HAHA!! depois conto a historia da minha q sumiu do storage do meu prédio trancada… e reapareceu depois de eu dar uns gritos c o cara da limpeza… haha! é tradição de NY, ter sua bike roubada… uma amiga esta na 35a, agora gastou $700 numa dobrável. acho q é a solução! bjkas, Silvia.

    1. Dentro da garagem?????? Gente, não acredito! Pois é, tá todo mundo comprando a dobrável. Mas tem que fazer muito show para pagar… hahahaha…

  2. ter uma magrela de estimação roubada é uma dor terrível…
    Adeus, mountainbike caloi aluminum 21 marchas que me trouxe tanta alegria…

    1. Conheço, sim, Eliseu! E a gente sempre pensa que Curitiba é super seguro, né? Bem, Nova York é considerada a grande cidade mais segura do mundo. Acho que não existe 100% seguro em parte nenhuma do mundo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s