Kehinde Wiley e o orgulho de ser

A primeira vez em que vi uma obra de Kehinde Wiley foi no Brooklyn Museum, uns três anos atrás. Era o quadro aí do lado, Napoleon Leading the Army Over the Alps, e ele ficava bem no lobby, visível antes mesmo de se comprar o bilhete. Foi uma surpresa. Era um homem negro, parecido com vários dos meus amigos, ou com vizinhos aqui do Harlem. Usava roupas e tênis bem ao estilo Jay Z, mas estava em uma pose clássica. Dominando seu cavalo. Depois que vim morar nesta área da cidade, os questionamentos sobre raça tomaram um novo significado. A história dos afro-americanos passou a ser um pouco minha também. Por isso a obra ganhou uma força que não sei se eu conheceria alguns anos atrás.

Tempos depois, conversando com uma amiga judia que me ensina um monte sobre um monte de coisas, ela me contou a história dos judeus etíopes. Os Beta Israel, como são conhecidos, somam mais de 120 mil pessoas e vivem em Israel desde meados dos anos 1980 quando, famintos, foram resgatados da Etiópia pelo governo israelense em operações conhecidas como Moisés, Sheba e, talvez a mais famosa, Salomão.

Uma exposição no Jewish Museum (só até dia 29 de julho) une essas duas histórias. Em The World Stage: Israel, Kehinde Wiley retrata representantes da comunidade Beta Israel, assim como outros negros e mestiços que vivem naquele país (fotos acima). Sua marca segue firme: uma mistura de presente e passado que traz uma série de referências históricas em uma única imagem, em um só rosto. O fundo, semelhante a tapetes e outros símbolos da região, dialoga com as figuras como se um fosse fruto do outro.

Wiley levou sua expedição a outros países. Retratou minorias raciais também na China, na Nigéria, no Brasil. É claro que em cada situação, o fundo, as expressões, as roupas, as cores mudam. Como mudam as bagagens culturais de cada indivíduo retratado. O vídeo abaixo (que também está na exposição) mostra um pouco da empreitada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s